Antecipando a demanda que o setor vai criar no município, com a possível criação de um terminal pesqueiro público, em Itaoca, a prefeita da cidade São Gonçalo, Aparecida Panisset (PDT), conseguiu aprovar a criação da Secretaria Municipal da Pesca.
A mensagem do Executivo foi aprovada na última terça-feira com 18 votos favoráveis. O PRB do ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, que recentemente acertou aliança com o PDT deverá assumir o controle da pasta, que anteriormente fazia parte da Subsecretaria Municipal de Agricultura.
De acordo com integrantes da direção do PRB na cidade, a Secretaria da Pesca marcará a estreia do partido à frente de um cargo no Executivo. A definição do nome do novo secretário deverá ser feita até o fim da semana. Segundo eles, o nome escolhido será de consenso dentro da legenda.
Entre as responsabilidades da pasta, que terá nove cargos à sua disposição, além de um coordenador e um subsecretário, estará agilizar junto ao ministério da Pesca, a criação do entreposto pesqueiro público municipal.