Moradores de São Gonçalo, Itaboraí e Paquetá precisam economizar água

A Cedae faz nesta quarta-feira, desde o fim da madrugada, mais uma etapa do projeto do governo do estado que vai ampliar em 60% a oferta de água em São Gonçalo beneficiando mais de 1,5 milhão de habitantes. Na ocasião, será feita a interligação entre o Sistema de Tratamento de Água de Laranjal e o segundo trecho da nova adutora da companhia, com cinco quilômetros de extensão, substituição de válvulas e instalação de 22 novos painéis elétricos de comando da Elevatória de Laranjal. Para estes serviços será necessário interromper a produção de água na região por 24 horas.

A Cedae solicita aos moradores de São Gonçalo, Itaboraí e Ilha de Paquetá, atendidos pelo Sistema Imunana-Laranjal, que economizem água e evitem desperdícios até 48h após o término dos serviços. Conforme a empresa, apesar de mais de 95% do abastecimento estar normalizado até algumas horas após o reinício da produção, algumas regiões e problemas pontuais podem ocorrer até esta sexta-feira, quando o abastecimento estará totalmente normalizado.





– Já ampliamos, no final de 2011, a oferta de água para São Gonçalo de 4.000 litros por segundo para 5.800 litros por segundo. Agora, com a interligação deste trecho, a estação, que atualmente produz cerca de 500 milhões de litros por dia, vai receber um acréscimo diário de, aproximadamente, 52 milhões de litros. Esta é a segunda e penúltima etapa da obra, com extensão de 15 quilômetros que, ainda este ano, conclui o projeto de ampliação da oferta de água para São Gonçalo em 60%, chegando a uma produção de 7 mil litros por segundo – explicou o presidente da Cedae, Wagner Victer.

O pacote de obras do governo do estado para aumento da oferta de água em São Gonçalo está colocando em operação investimentos da ordem de R$ 400 milhões. As obras incluem ainda a entrada em operação, no final do ano passado, do reservatório do Colubandê, com capacidade para armazenar 10 milhões de litros de água, que foi construído há cerca de 12 anos, mas nunca havia sido utilizado.

Fonte: O Globo





Deixe seu comentário

[an error occurred while processing this directive]
[an error occurred while processing this directive] [an error occurred while processing this directive]