Calendário para matrícula é divulgado em São Gonçalo

A Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo divulgou na manhã da última segunda-feira (02/12) o calendário de matrícula para o ano letivo de 2014 da rede de ensino. O processo será dividido em três fases e os pais e responsáveis deverão ficar atentos às datas estabelecidas no edital. Serão, ao todo, 11 mil vagas disponibilizadas e as aulas começarão no dia 10 de fevereiro.

A primeira fase será efetuada entre o dia 9 e 30 de dezembro deste ano, quando será feita a pré-matrícula informatizada, através do site da prefeitura de São Gonçalo (pmsg.rj.gov.br). Os munícipes poderão utilizar os computadores de todas as unidades de ensino, durante o horário de funcionamento da escola, bem como os computadores da Secretaria de Educação para realizar o processo.

Neste primeiro momento, o candidato irá informar o segmento que pretende cursar e em que bairro prefere estudar. O próprio sistema fará a adequação das escolas que se encaixam no perfil de cada um. As vagas serão preenchidas de acordo com os seguintes critérios: alunos com necessidades educacionais, alunos que já sejam da rede municipal e querem mudar de unidade, preferência para crianças e adolescentes de até 15 anos incompletos, ter irmãos já matriculados na unidade escolhida e proximidade da residência.

A listagem com o resultado e alocação dos candidatos nas unidades escolares será disponibilizada no site e fixada no mural das escolas e da secretaria a partir do dia 10 de janeiro. Neste momento começa a segunda etapa, com a efetivação da matrícula feita de forma presencial, direto na secretaria da escola municipal que o aluno irá estudar, entre os dias 13 e 24 de janeiro.

Ao final da segunda etapa, caso ainda sobrem vagas nas escolas municipais, começará a terceira fase. Os pais que ainda não tenham conseguido matricular seus filhos, podem procurar a escola mais próxima de sua casa para fazer a matrícula a partir do dia 27 de janeiro.

De acordo com o subsecretário de Ensino e Apoio Pedagógico, Jarbas Leonel, a secretaria já realizou a renovação de matrícula de cerca de 42 mil alunos da rede municipal. O objetivo agora é garantir a proximidade na alocação de alunos com necessidades especiais, além de atender as crianças vindas das creches conveniadas.

“O objetivo do nosso sistema é proporcionar facilidade na locomoção dos alunos, colocando-os em escolas mais próximas de suas casas e evitando a evasão escolar. Com isso, melhora também o transporte de alunos com dificuldades especiais no trajeto até a escola. Também conseguimos garantir o atendimento de cerca de 650 alunos, oriundos de creches conveniadas, e que agora ingressarão a rede municipal de ensino”, ressaltou Jarbas.

Documentação

A Secretaria Municipal informa que, no ato da matrícula, deverão ser apresentados os seguintes documentos:

a) Certidão de nascimento (cópia e original);

b) Três fotos 3×4;

c) Histórico escolar ou declaração constatando o ano de escolaridade para qual o discente está habilitado;

d) Documentação de transferência, para alunos que irão mudar de escola;

e) Comprovante de residência (cópia e original);

f) Carteira de vacinação e Fator RH (para alunos da educação infantil: creche e pré-escola);

g) Carteira de identidade e CPF do responsável (original e cópia);

h) Carteira de identidade e CPF do aluno, não obrigatório (original e cópia);

i) Carteira de identidade e certificado de reservista (para maiores de 18 anos);

j) Laudo médico com código de doença se for pessoa com deficiência.

A falta dos documentos exigidos não impedirá a matrícula na unidade escolar, comprometendo-se o responsável por apresentar a documentação necessária para efetivação da matrícula na unidade no prazo máximo de 20 dias.




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