São Gonçalo intensifica tratamento contra tuberculose

Como forma de prevenção e combate à Tuberculose, a secretaria municipal de Saúde de São Gonçalo realiza um trabalho de prevenção e conscientização da população para que possam combater a doença. Atualmente, a cidade conta com dois polos especializados no tratamento da doença: Polo Sanitário Washington Luís e Polo Sanitário Hélio Cruz. Porém todos os postos de saúde da cidade estão aptos para o atendimento aos pacientes com suspeita da doença.

A tuberculose é a terceira causa de óbitos por doenças infecciosas e a primeira entre pacientes com Aids. Por isso, São Gonçalo conta com os programas municipais de Controle de Tuberculose e Saúde da Família. Nos polos os pacientes podem realizar exames para diagnóstico da doença e receber os medicamentos gratuitos. As duas unidades contam com equipes de pneumologistas, enfermeiros, assistentes sociais e técnicos de enfermagem para o tratamento dos pacientes.





Para a secretária de Saúde, Márcia Morse, a tuberculose tem cura e tratamento. “Nosso município tem suporte adequado para realizar o tratamento contínuo com o fornecimento de exames e medicamentos gratuitos para os pacientes. A adesão do paciente é de extrema importância e o tratamento deve ser seguido a risca”, explica a secretária.

O tratamento da doença é feito à base de antibióticos, com duração de aproximadamente seis meses, e é imprescindível que este não seja interrompido. As medicações são distribuídas gratuitamente pelo sistema de saúde, através de seus postos municipais de atendimento. A vacina BCG é capaz de prevenir as formas mais graves da doença, ela é aplicada no primeiro mês de vida, principalmente nas crianças.





Deixe seu comentário

[an error occurred while processing this directive]
[an error occurred while processing this directive] [an error occurred while processing this directive]